STARLING: Segurança e Alocação de Recursos em B5G via Técnicas de Inteligência Artificial
(Um projeto FAPESP de auxílio regular)

RESUMO

As mudanças nos paradigmas e nas capacidades da infraestrutura de telecomunicações móveis trazidas com a quinta geração (5G) têm ampliado o interesse e antecipado o desenvolvimento das gerações seguintes, identificadas como Beyond 5G (B5G). Para essas próximas gerações destacam-se como casos de uso a Massive Machine Type Communication (mMTC) e a Ultra-Reliable and Low Latency Communication (URLLC). Comum a esses casos de uso está a necessidade de gerenciar recursos por meio do fatiamento e da virtualização da rede, a necessidade de tomada rápida de decisões por meio de serviços de Inteligência Artificial, e a necessidade de garantir a segurança da rede levando em conta as alt1ssimas taxas de transmissão. Nesse ambiente, aplicações como as cidades inteligentes e a Internet das Coisas Industrial exigirão soluções inovadoras na rede a fim de funcionarem corretamente com a segurança necessária. Nesse sentido, este projeto apresenta quatro linhas de pesquisa relacionadas com melhorias necessárias em vários aspectos do B5G para tornar as próximas gerações de telecomunicações móveis confiáveis, altamente automatizadas e com suporte nativo a mecanismos de Inteligência Artificial. Este projeto se enquadra no tema TVI - Tecnologias Viabilizadoras da Internet especificado na chamada de propostas.

Palavras-chave: Alocação de Recursos; Big Data; Internet das Coisas; Redes B5G; Segurança de Redes; Redes de Computadores

PESQUISADORES

Daniel Macêdo Batista - COORDENADOR

Professor do Departamento de Ciência da Computação do IME/USP desde 2011. Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2010). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2006). Cientista da Computação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2004). Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em redes de computadores, atuando principalmente nos temas: análise de desempenho, engenharia de tráfego, virtualização, segurança e ciência de dados aplicada a redes de computadores. Daniel também apóia e incentiva o uso de software livre.

PESQUISADORES ASSOCIADOS

Michele Nogueira Lima

Mosab Hamdan Adam Mohamed Alhassan

Paulo Angelo Alves Resende

Pedro Henrique Gomes da Silva

Rodrigo Izidoro Tinini

BOLSISTA TT-4 (Treinamento Técnico - 4)

Lucas Seiki Oshiro

BOLSISTAS TT-1 (Treinamento Técnico -1)

Diogo Ribeiro de Faria

Estudante do curso de Bacharelado em Ciência da Computação no Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação da Universidade de São Paulo.

Otávio de Oliveira Silva

Estudante do curso de Bacharelado em Ciência da Computação no Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação da Universidade de São Paulo.

João Gabriel Andrade de Araujo Josephik

Estudante do curso de Bacharelado em Ciência da Computação no Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação da Universidade de São Paulo.

RESULTADOS

INSTITUIÇÕES

APOIO

CONTATO

Email do grupo: batista@ime.usp.br
Telefone: +55 (11) 3091-0749
Endereço: Rua do Matão, 1010 – Sala C-226 – CEP 05508-090 – São Paulo – SP
Departamento de Ciência da Computação (DCC)
Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação da Universidade de São Paulo (IMEUSP)